out

image1-2

A promoção de saúde bucal e procedimentos preventivos aumentou nos consultórios odontológicos nas últimas décadas e, como reflexo, uma geração de crianças sem lesões de cárie vem crescendo. Os principais cuidados são:

1. A higienização deve começar após o nascimento do primeiro dente, com escova infantil e creme dental com flúor (sob recomendação do dentista). A visita odontológica deve ocorrer até o final do primeiro ano de idade da criança, se repetindo a cada 6 meses para controle preventivo.
  2. Escovar os dentes das crianças 3x ao dia, após as principais refeições, e passar fio dental pelo menos 1x ao dia antes de dormir. Assim, mesmo com a ingestão de lanches no meio da manhã e da tarde, os dentes estarão protegidos.
  3. A saliva é um protetor para os dentes e durante a noite sua produção é diminuída. Logo, antes de dormir deve-se fazer a melhor higienização e evitar mamadas de madrugada.
  4. Até os 6 meses recomenda-se aleitamento exclusivo, que auxilia no desenvolvimento dos ossos e músculo da face. Gradativamente os alimentos similares à alimentação dos adultos vai sendo introduzido e assim estimula a mastigação. O movimento mastigatório é importante para o crescimento harmônico da arcada dentária e da articulação temporomandibular (ATM).
  5. Alimentos açucarados, principalmente os de consistência pastosa, elevam o risco de cáries. É preferível que sejam consumidos esporadicamente e como sobremesa, não entre as refeições.
  6. Bebidas ácidas causam erosão dentária e favorecem a perda mineral. Devem ser ingeridas geladas e com o uso de um canudo para diminuir os danos. A baixa temperatura reduz a velocidade da reação química que causa a desmineralização, e o canudo restringe o contato do líquido com os dentes.