14
nov

lente-de-contato-dental-destaque-prevedello-odontologia-curitiba

O que são?

As lentes de contato dental são facetas de porcelana ultrafinas adaptadas à face anterior dos dentes. Se diferem das facetas convencionais pela sua espessura, de 0,2mm a 0,5mm, enquanto que as tradicionais têm no mínimo 1mm. As lentes e as facetas também são chamadas de laminados cerâmicos.

 

Para que servem?

Estas restaurações indiretas são indicadas para corrigir casos específicos sem que haja desgaste do esmalte dentário ou um mínimo desgaste é necessário. São vantajosas para pequenas alterações de cor, forma, tamanho e posição dos dentes; fechar espaços; restaurar lascas e fraturas. De maneira delicada, transformam o sorriso, deixando-o mais harmônico, bonito e funcional. Não são indicadas para pacientes que apresentem hábitos parafuncionais, como roer unhas e bruxismo.

 

Como é feito?

A técnica de confecção das facetas é considerada segura e previsível. Na primeira consulta é feito um molde dos dentes do paciente e são tiradas fotos intra e extraorais. Com o modelo de gesso dos dentes em mão, é feito um enceramento no laboratório de como ficará o novo sorriso, tudo personalizado de acordo com as características singulares de cada um. Depois, faz-se uma cópia deste enceramento e transferido para a boca a fim de aprovação do trabalho, o chamado Mock Up ou “test drive” do sorriso. Esta etapa é muito importante porque é onde pode modificar como o dente final ficará. Depois de aprovado, se necessário, os dentes são levemente preparados, e posteriormente são moldados. Após alguns dias as peças prontas são cimentadas diretamente ao dente. Para finalizar, é confeccionado uma placa de proteção noturna visando a integridade do trabalho.

 

Quanto tempo dura?

As porcelanas apresentam grande resistência, estabilidade de união, cor, lisura de superfície e textura por muitos anos. Se as manutenções anuais forem feitas corretamente, a durabilidade pode chegar a 20 anos. A troca é indicada nos casos de trincas visíveis ou fraturas que não possibilitem reparo.

 

Depois de instaladas, qual o cuidado?

Usar a placa noturna diariamente e retornar ao dentista pelo menos 1 vez ao ano para reavaliação das bordas (linhas de cimentação do laminado cerâmico com o dente) e a presença de tricas ou fraturas, no mesmo período da profilaxia.